Nossa História

Uma História para ser lembrada!

O Albatroz foi fundado a 16 de maio de 1972, por um grupo de amigos dedicados à pesca esportiva. Gente que já havia tomado parte em equipes de diversos outros clubes, que decidiu, então, fundar um novo clube.

A nota pitoresca da fundação foi que, ao contrário dos demais clubes de pesca, que tinham nomes de peixes, Pampo, Dourado, etc., o grupo escolheu um nome de animal que come peixe: o Albatroz. Um associado, desenhista, criou o símbolo que é usado até hoje.

Nas competições que se seguiram, o Albatroz sempre teve atuação destacada com atletas bastante experientes. Sua presença nos campeonatos estaduais, interestaduais e internacionais garantiram muitos troféus que, hoje, ornamentam nossa sede.

No início, as reuniões dos integrantes do CPA se davam em suas respectivas casas. Com a chegada da rodovia Rio-Santos, surgiu a ideia de buscar um local para a construção de uma sede praiana na Costa Verde, uma vez que a Costa do Sol, na Região dos Lagos, ser mais distante e na época, havia muitos problemas de abastecimento de água potável.

Após pesquisa, o grupo optou pela praia de Garatucaia, ainda bastante deserta, com mar de ondas suaves, apropriada tanto para a pesca quanto para banho. Em Garatucaia, o loteamento Caetés ofereceu terrenos planos, com uma nascente de água abundante.

Foram criados sessenta títulos de Sócios Proprietários para a compra do primeiro lote de terreno. Aos poucos outros foram sendo adquiridos, até a compra do sexto lote, totalizando mais de 3600 metros quadrados. Mais oito meses, e já tínhamos 120 títulos de sócio.

No início, a galera utilizava barracas de camping. A água foi trazida por encanamento e mangueiras, desde a nascente. Foram construídos chuveiros, banheiros e pias, tudo com mão de obra de associados. Não havia energia elétrica. Usávamos lampiões a gás e fogões de camping com pequenos botijões. Os acampamentos eram muito divertidos. Tudo era compartilhado. Não havia como não compartilhar o café, a pipoca, o peixe frito, já que o cheiro atraia toda a vizinhança.

Ao lado dos primeiros terrenos, aquilo que parecia ser um imenso manguezal escondia a nossa ilha, descoberta por acaso pelo Josemar, o nosso Sassá. Com a construção da sede e dos primeiros blocos, o acampamento foi transferido para a ilha. O convívio maravilhoso continuou. Os associados, que construíram os primeiros blocos, continuaram desfrutando do acampamento na ilha. Lá, foi construído o primeiro quiosque, que era apenas um grande telhado que abrigava os eventos. Depois, foi substituído por um quiosque de sapê e, finalmente, pelo quiosque atual.

A ilha, até hoje, é um verdadeiro lugar de diversão do Albatroz, com sauna, churrasqueiras, fogão e forno a lenha, jogos, espaço fitness e um quiosque que é verdadeiramente um salão de festas ao ar livre.

Aos poucos, os blocos de apartamentos foram substituindo o acampamento. Com a construção do prédio das suítes, os associados que não tinham ainda apartamento tinham prioridade na reserva das suítes. Isto acabou decretando o fim do acampamento, lamentado por muitos associados porque reduziu bastante o convívio.

A construção da sede inicial ofereceu sala de sinuca, secretaria, bar e salão de festas.  Atrás do prédio, ao longo da rua, uma pequena construção com pias e sanitários. Do outro lado da rua, ao lado do canal, foram instalados chuveiros. E, um grande tanque destinado à limpeza dos peixes, local dos chuveiros na frente da sede atualmente.

Aos poucos, o Clube foi crescendo. A demanda por um espaço maior para eventos sociais fez desaparecer o gramado e o playground atrás da sede, que recebeu uma cobertura que serviu de salão social por muitos anos. Além disso, foi feita uma cobertura para abrigar as lanchas trazidas pelos associados, um abrigo para as lanchas nos antigos estacionamentos e um apoio náutico, próximo ao mar, construído ao lado da entrada do Clube.

Hoje, temos a sede reconstruída, com amplo salão social, com palco e camarim, onde já foram apresentadas orquestras e diversas bandas, abrilhantando os eventos sociais que o quadro social tanto aprecia. E, na área livre, em frente da sede, temos uma praça, dotada de boteco, ponto de encontro regular dos associados.

Toda essa evolução do Albatroz, de um simples Clube de pesca para um maravilhoso Clube social, deu-se graças à dedicação de associados que, ocupando cargos no Conselho e na Diretoria, com o apoio dos demais sócios proprietários, empenharam-se em tornar o Clube de Pesca Albatroz no que é hoje.

Rolar para o topo